"Temos o compromisso com a prevenção de acidentes na MGS"
No Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, Gerente de Meio Ambiente e Segurança destaca construção de uma cultura de segurança na empresa
Publicado em 27/04/2022 14:26 - Atualizado em 28/04/2022 08:25
A saúde e a segurança do trabalho são temas que caminham lado a lado na MGS. Quando o assunto é cuidar da saúde e a segurança dos empregados, a empresa não só respeita a legislação vigente, como também faz uma gestão ostensiva destes valores por meio dos seus programas. Além disso, todos os profissionais da empresa têm o compromisso com a prevenção de acidentes, sendo que os administradores possuem papel importante nesse processo, apoiando e proporcionando recursos para essa finalidade. Por isso, neste Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho (28/04), entrevistamos o Gerente de Segurança e Meio Ambiente (GEMASE) da MGS, Vladimir Oliveira dos Santos, que destaca a queda nas ocorrências caracterizadas como acidentes do trabalho, a importância da Notificação de Incidentes e Riscos Identificados (NIRI), a otimização dos processos e as estratégias traçadas para manter a redução dos acidentes e as medidas de prevenção em 2022.
Confira!
Quando a MGS definiu a segurança como valor principal da empresa e quais os resultados apresentados desde então?
Há três anos, a MGS passou por um processo de mudança de identidade organizacional, no qual o valor SEGURANÇA passou a ser tratado com primordial e inegociável, tendo em vista que o maior patrimônio da MGS são as pessoas que compõem um time de mais de 25 mil colaboradores. Desta maneira, agimos com foco na preservação de doenças e promoção da segurança dessa equipe na prestação de serviço junto aos nossos clientes.
É importante ressaltar que uma mudança de cultura é complexa e se constrói com o trabalho no dia a dia, partindo da alta liderança e chegando até os empregados na ponta, o que demanda tempo, sobretudo para uma empresa do porte da MGS. Ao longo desses anos diversas medidas foram adotadas a fim de melhorar a maturidade de segurança dos nossos colaboradores e prevenir acidentes de trabalho, assim, acredito que estamos num processo de consolidação da nossa cultura.
Os resultados dos últimos anos comprovam esse processo de consolidação, pois houve uma redução considerável no número de ocorrências caracterizadas como acidentes do trabalho, em especial a redução nos acidentes com materiais perfurocortantes, que diminuíram 54% na comparação dos anos de 2019 e 2021. Sobre esse tema, vale destacar que no ano passado foi criada uma comissão específica composta por profissionais técnicos (Engenheiros e Técnicos de Segurança) que têm por objetivo garantir a neutralização/controle do risco em questão, mediante a análise das principais causas das ocorrências, revisão nos processos e procedimentos de trabalho e avaliação das boas práticas de mercado (inovação).
Como a Notificação de Incidentes e Riscos Identificados (NIRI) contribui para a prevenção de acidentes na MGS?
Atualmente, a NIRI é a principal ferramenta preventiva disponibilizada aos empregados, uma vez que atua diretamente na identificação e tratativa de possíveis desvios (riscos) ou incidentes. Seu principal objetivo é o de ampliar a percepção de risco dos nossos colaboradores, fazendo com que eles possam identificar e reportar condições ou situações que possam comprometer a sua integridade e a dos parceiros de trabalho. Dessa forma e considerando que é dever de todos zelar pela própria segurança e a de terceiros, a ferramenta possui papel preponderante em prol da disseminação da cultura de segurança, pois está disponível a todos os empregados, independentemente do nível hierárquico.
Cabe destacar que a NIRI está acessível na área do empregado/Outros/NIRI, o que possibilita a gestão pela segurança do trabalho dos riscos e incidentes identificados de maneira mais assertiva. Para tanto, em 2021, também foi criada a comissão composta por técnicos para tratativas das NIRI que tem a finalidade de analisar os desvios e incidentes identificados e, principalmente, definir as medidas necessárias para controle de riscos, bem como dar o retorno aos empregados com os tratamentos dos seus alertas registrados.
Qual o impacto das visitas da equipe de supervisão e segurança do trabalho aos clientes e a realização das forças-tarefas de prevenção?
Primeiramente, é preciso enaltecer o engajamento e dedicação das equipes de supervisão e segurança do trabalho em cumprir o seu importante papel de atuar como representantes da empresa junto aos empregados e clientes na conscientização em segurança do trabalho, o que contribui diretamente na disseminação e solidificação da cultura de valorização da segurança dos nossos colaboradores.
Além disso, essa equipe foi fundamental durante toda a pandemia de COVID-19, pois fizeram diversas forças-tarefas nos mais variados clientes, oportunidades em que foram passadas as orientações quanto às diretrizes e recomendações básicas para combate à disseminação do vírus, bem como houve a distribuição de cartilhas educativas e máscaras de proteção.
Em relação à otimização dos processos, o que foi implantado e quais os resultados?
Em 2021 algumas melhorias tecnológicas e de processos foram aplicadas na rotina da segurança do trabalho, em especial a incorporação do checklist digital – software utilizado para transformação digital de formulários a fim de oferecer maior eficácia e eficiência aos procedimentos do setor, remodelagem do processo de eleição das CIPAs que permitiu a votação virtual dos candidatos, bem como a apuração automática dos eleitos e, por fim, a revisão do processo de investigação de acidentes.
Dentre os resultados apresentados, destacam-se a gestão em tempo real dos relatórios emitidos nas visitas técnicas e operacionais, a padronização quanto aos itens a serem analisados/observados, a uniformização dos relatórios emitidos, a redução no consumo de papel, o menor tempo de execução das tarefas e a maior qualidade no resultado final, além da identificação da causa raiz dos acidentes do trabalho e definição de ações direcionadas às respectivas causas.
Em 2022 a segurança continua como principal valor da MGS. Quais as estratégias traçadas para manter a queda dos acidentes e as medidas de prevenção ativas?
A queda no número de acidentes no trabalho está atrelada diretamente ao nível de maturidade de segurança da organização, ou seja, o quão efetiva é a cultura de segurança em todos os níveis hierárquicos da empresa.
Sendo assim, o envolvimento dos empregados nos assuntos ligados à segurança do trabalho continuará sendo o foco principal para o ano de 2022. Para tanto, a manutenção de estratégias como a publicação constante de matérias e postagens sobre o tema, capacitação dos empregados nas normas regulamentadoras e procedimentos operacionais aplicáveis, a representatividade da equipe de supervisão e segurança na ponta, o estabelecimento de indicadores preventivos em prol da segurança, a priorização para tratativa das principais causas de acidentes e a aplicação de ferramentas de cunho preventivo (NIRI e DSS) será primordial para a consolidação dessa cultura em atenção à meta de zero acidente.
Destaca-se o retorno do DSS – Diálogo Semanal de Segurança nos estabelecimentos de prestação de serviços da MGS em que houver encarregados ou lideranças, além das unidades escolares vinculadas à SMED, a partir de Abril de 2022. Assim como a NIRI, espera-se que o DSS desperte nos empregados a importância quanto à abordagem frequente em relação à segurança das pessoas e dos processos, além de impactar positivamente na construção da cultura de segurança da empresa.
por Nathalia Bittencourt