Talento da Casa transforma arte em acolhimento
Colaboradora de Montes Claros é digitadora da MGS há 11 anos
Publicado em 19/02/2026 09:32
Quem vê Laressa de Alkmim operando o sistema SUSfácil na Secretaria de Estado da Saúde, em Montes Claros, não imagina que a colaboradora da MGS é uma artista multifacetada. Pintura, arte digital, ensaios e poesia são algumas das linguagens artísticas pelas quais Laressa transita, além de ser escritora e integrante do Coletivo UMA (União de Mulheres Artistas). Toda essa pluralidade criativa que a empregada da MGS apresenta é marcada por um olhar sensível para as vivências humanas e pelo poder transformador da arte.
Como tudo começou
A relação de Laressa com a arte começou ainda na infância. Influenciada pelo avô, folião das Folias de Reis, a colaboradora ganhou dele o primeiro violão e seguiu explorando a música durante a adolescência, quando tocava na banda da escola. Com a chegada da vida adulta, do trabalho e da faculdade, a arte acabou ficando em segundo plano. Este afastamento, segundo a digitadora, teve consequências profundas. “Nesse tempo eu me perdi de mim mesma”, relembra.
O reencontro
Segundo nosso Talento, seu reencontro com a arte aconteceu já durante sua trajetória na MGS. Laressa afirma que conciliar a rotina de trabalho, que já perdura há 11 anos, com a produção artística nunca foi um obstáculo. “Pelo contrário! A estabilidade proporcionada pela empresa foi fundamental para que eu pudesse exercer minha arte com liberdade. Só tenho a agradecer”, afirma. Foi também esse sentimento de pertencimento que a motivou a se inscrever no projeto Talentos da Casa MGS. Ao conhecer outros colegas artistas da instituição, sentiu vontade de fortalecer essa rede criativa e incentivar ainda mais pessoas a mostrarem seus talentos.
A luz como inspiração
Cada linguagem artística que Laressa utiliza carrega uma função específica, porém, um elemento simbólico atravessa grande parte de sua produção: os vagalumes, metáfora da luz interior que cada pessoa carrega. “Todos temos essa luz que produzimos dentro de nós mesmos. Quero que minha arte ajude as pessoas a descobrirem sua própria luz para nunca mais terem que viver na escuridão”, explica. De acordo com a empregada, suas obras nascem sempre de vivências reais e de experiências que marcaram sua trajetória.
Coletivo de artistas mulheres
Há três anos, Laressa integra o Coletivo UMA, formado por mulheres artistas com o propósito de promover arte e transformação social. O grupo já realizou diversas exposições no Museu Regional do Norte de Minas e, recentemente, apresentou a mostra “O Que Permanece”, no Centro Cultural Hermes de Paula, com o tema da não violência contra a mulher. A exposição foi além das galerias e deu origem a ações sociais, como oficinas gratuitas de arte para mulheres.
Dentro desse projeto, Laressa ministrou oficinas de Escrita Criativa Terapêutica no CRAM (Centro de Referência de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência) e na Casa de Acolhimento Rosa Mística. A prática utiliza a escrita como ferramenta de autoconhecimento, acolhimento emocional e cura, sem foco na estética literária, mas no processo de expressão. Para a empregada, a experiência foi marcante. “Aprendi sobre a conexão que a arte traz, principalmente para pessoas com feridas emocionais que precisam ser cuidadas”, conta.
Entre os momentos mais emocionantes, Laressa relembra os relatos de mulheres que encontravam força nos filhos para seguir em frente, algo que a fez recordar da própria mãe. Para ela, é aí que o poder transformador da arte se revela: “É conseguir alcançar corações machucados, colocar um curativo, dar um abraço em uma alma solitária. É conexão”, garante.
Palavras de motivação
Ao deixar uma mensagem para outras pessoas que desejam se expressar artisticamente, mas ainda sentem insegurança, Laressa é direta e afetuosa: “Comecem. Apenas comecem de onde vocês estão. O importante é não perder de vista o motivo pelo qual você faz arte”, destaca.
Quer participar?
Se você também é empregado(a) da MGS e possui algum talento artístico (pintura, escultura, fotografia, grafite, etc.), entre em contato com a Assessoria de Comunicação pelo e-mail comunicacao@mgs.srv.br.
por Nathalia Bittencourt