MGS realiza treinamento direcionado para equipe de limpeza
Para contra-atacar a pandemia, colaboradores que trabalham nos hospitais são alertados a redobrarem cuidados com limpeza e higienização
Publicado em 27/03/2020 15:38 - Atualizado em 27/03/2020 17:17

Aline Costa, analista de Operações, com equipe de limpeza no João XXIII
Que limpeza é bom e em qualquer lugar, todo mundo já sabe, mas que se tornou uma aliada essencial e indispensável durante o combate ao Coronavírus, agora é fato.
Esse trabalho fundamental tem sido exercido por nosso time, especialmente o que trabalha na área de saúde. Quem está à frente desse serviço essencial, conta como é viver o momento. “Medo todo mundo tem. Todos nós estamos correndo riscos. No entanto, estou aqui, fazendo a minha parte e vou ficar até o fim porque sinto que este é o lugar aonde eu deveria estar”, afirma a servente de limpeza da MGS, lotada no Hospital João XXIII, Idália Maria da Silva.
Segurança em primeiro lugar
Para orientar as equipes que estão nos locais com maior probabilidade de disseminação do vírus, como hospitais, UPAs e Centros de Saúde, a diretoria de Operações e Serviços está realizando um treinamento com os colaboradores que trabalham nas unidades de saúde de Belo Horizonte. A primeira turma a receber a capacitação foi a do Hospital João XXIII nos dias 25 e 26 de março, com a participação aproximadamente de 100 profissionais.
“Nossa turma sabe que não há motivo para pânico. Lidamos diariamente com doenças graves e contagiosas. Portanto, sabemos que segurança é primordial e todos os cuidados que precisamos tomar agora devem ser redobrados na limpeza e higienização”, enfatiza a encarregada no João XXIII, Júnia Renata Lopes Silva.
O tema “Processos de Limpeza Hospitalar durante a Pandemia Covid-19” foi conduzido pela analista de Operações da MGS, Aline de Oliveira Costa, e teve o objetivo de agregar os protocolos de segurança, já adotados pela MGS, aos procedimentos de enfrentamento contra o coronavírus.
Para o servente de limpeza, Tiago Correa, o treinamento foi esclarecedor, intuitivo e explicativo. “Além disso, recebemos EPI’s (Equipamentos de Segurança do Trabalho) suficientes para usar, trocar, lavar e descartar. Percebemos por meio de cuidados básicos que a MGS se preocupa com a gente”, diz.
Uso consciente de EPIs
Aline Costa também chamou a atenção para o uso consciente e responsável dos EPI’s neste momento em que o mundo inteiro está precisando dos mesmos produtos para combater a pandemia e, por isso há, consequentemente, a falta desses itens no mercado.
“O mundo inteiro precisa de máscaras e álcool. Está faltando no mercado para comprar. Então pedimos que o material seja usado sem desperdício. A máscara que vocês receberam, de Proteção Facial Filtrante (PFF2), tem a durabilidade de 15 dias, se for usada da maneira correta. Por isso pedimos que todos cuidem para que o material não nos falte”, alerta Aline.
Lavar as mãos com frequência, utilizar o álcool, limpar as superfícies de plástico, maçanetas, torneiras, botões de elevadores, corrimãos, escadas e demais utensílios com bastante sabão, água e produtos químicos é uma das mais fortes armas no combate à COVID-19, segundo os infectologistas. Essa é uma medida indicada e reforçada também pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “É de extrema importância que as superfícies sejam limpas e higienizadas com frequência”, reforça Aline Costa.
Por que a limpeza é tão eficiente?
A COVID-19 pode ficar ativa até três dias sobre superfícies de plástico e aço inoxidável, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos, feita em parceria com cientistas das universidades de Califórnia (Ucla) e Princeton, entre outras organizações.
Aline explicou ainda que o sabão e detergentes de um modo geral, por serem substâncias que quebram a gordura, eles conseguem destruir o envelope viral – a parte externa do vírus, que é composta justamente por gordura, matando esses organismos. “Um vírus sozinho, em água, por exemplo, sobrevive muito pouco tempo. Então o sabão age destruindo esses materiais biológicos e expondo o vírus. Quando ele faz isso, o vírus perde essa proteção de material biológico”, esclarece.
Idália da Silva, servente de limpeza e Júnia da Silva, encarregada no João XXIII
Limpeza exemplar ajuda na conquista da ISO 9001
A analista de operações da MGS, Aline Correa, também parabenizou os participantes quanto aos procedimentos de limpeza adotados diariamente no hospital. E esta não foi a primeira vez que a equipe da MGS no João XXIII fora elogiada.
Desde 2014, o Laboratório do João XXIII recebe a certificação de qualidade ISO 9001, que eleva e valoriza a gestão de uma empresa por práticas e processos diferenciados. Mas, para alcançar esse reconhecimento, o Laboratório precisou também do trabalho da nossa equipe para cumprir o quesito higienização e limpeza semanal e mensal adequados.
Essa certificação é uma conquista muito difícil e o Laboratório do hospital é o único da Rede Fhemig a receber essa normalização. Segundo o coordenador da Qualidade do Laboratório Paulo Afonso Rodrigues Leão, o time da MGS trabalha atendendo tanto as orientações empresa quanto as adaptações de higienização de um laboratório. “A equipe segue as normas sanitárias de um laboratório, o que contribuiu para alcançarmos a pontuação necessária para essa importante certificação”, destaca o coordenador.
Quer ter acesso ao conteúdo do treinamento?
De acordo a responsável pela condução dos treinamentos, Aline Costa, estão agendadas para as próximas semanas visitas aos hospitais IPSEMG, João Paulo II, Hospital Júlia Kubitschek e Eduardo de Menezes. Os 150 postos de saúde e as 7 UPAS da capital já estão recebendo o treinamento de multiplicadores desde 25/03 E as Upas também foram treinadas pelas encarregadas que foram capacitadas como multiplicadores.
Nem todos os locais de atendimento na área de saúde receberão o treinamento, no entanto Aline ressalta que o conteúdo pode ser acessado no portal da MGS para consulta. “Há uma cartilha com todas as informações necessárias para o enfrentamento da crise que também está disponível na área do empregado”, indica.
Para acessar a Cartilha, clique aqui.
por Viviane Primo