MGS patrocina espetáculo que une diversão e conscientização nas EMEIs de BH
Espetáculo "O Tubarão Martelo e os Habitantes do Fundo do Rio, nas Escolas" leva conscientização ambiental sobre a preservação do Rio São Francisco
Publicado em 22/09/2025 17:14 - Atualizado em 23/09/2025 09:21
Levar cultura, arte, entretenimento e educação é um dos principais objetivos da MGS – Minas Gerais Administração e Serviços S.A., ao patrocinar projetos por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. Exemplo disso é o espetáculo “Os Habitantes do Fundo do Rio nas Escolas (Rio São Francisco)”, voltado para despertar a consciência ambiental das crianças.
Nesta segunda-feira (22/09), o espetáculo criado para despertar nas crianças a conscientização ambiental e a importância da preservação do Rio São Francisco, foi apresentado em um momento leve e descontraído no Centro de Educação Integral (CEI) Imaculada Conceição, seguindo a mesma dinâmica já realizada em outras escolas municipais.
O evento reuniu alunos das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI’s): Delfim Moreira, Timbiras e Paulo Mendes Campos, que se encantaram com a apresentação e levaram consigo a mensagem de cuidado e responsabilidade com o meio ambiente.

Idealizador do projeto
Segundo o idealizador Cláudio Fraga, o espetáculo infantil tem como propósito despertar desde cedo a consciência ambiental nas crianças. “Queremos incentivar que cresçam como adultos responsáveis,
conscientes da importância de cuidar das nossas águas e do planeta Terra, que é a nossa casa”, destaca.
Para Fraga, o apoio da MGS é essencial para democratizar o acesso à cultura: “Buscamos sempre escolas públicas de regiões com maior vulnerabilidade social, levando arte a comunidades que têm poucas oportunidades de contato com a cultura”, conclui.
Oportunidade ímpar as crianças
De acordo com Maria Beatriz Vilaça Lima, coordenadora de projetos especiais do CEI Imaculada Conceição, o espetáculo “Os Habitantes do Fundo do Rio” vai muito além de um espetáculo teatral. “É uma ferramenta educativa que desperta a consciência ambiental, incentiva o respeito à natureza e promove valores como cooperação e cuidado com o meio ambiente. A presença da companhia Tubarão Martelo nas escolas amplia o repertório cultural dos alunos e fortalece o papel da escola como espaço de formação”, ressalta.
O auxiliar de apoio ao educando da MGS, Lúcio de Magalhães Figueiredo, ressalta que a peça é uma lição valiosa: “O espetáculo mostra às crianças a importância de cuidar da natureza e de não jogar lixo nos rios. É um projeto essencial para formar cidadãos conscientes de
sde cedo”, conclui.
Sobre o projeto
O projeto infantil “Os Habitantes do Fundo do Rio nas Escolas (Rio São Francisco)” é um espetáculo musical inédito que mistura animais aquáticos e lendas do Rio São Francisco. Criado para crianças em idade pré-escolar, o espetáculo desperta de forma lúdica e divertida a atenção para o meio ambiente, a importância da biodiversidade do rio e as belezas naturais desse importante bioma brasileiro.
É uma iniciativa da marca “O Tubarão Martelo”, que se aproxima de 50 milhões de visualizações no YouTube (www.youtube.com/otubaraomartelo) e é referência em escolas de educação infantil em todo o Brasil. O objetivo do projeto é fortalecer a conscientização ambiental e incentivar o cuidado com a natureza de forma envolvente e divertida.
Acompanhe tudo o que acontece na MGS. Siga nossos perfis nas redes sociais!
Instagram @mgsadm_oficial
Facebook @MGSpaginaoficial
LinkedIn mgsoficial
YouTube @mgsadm_oficial
por Regilane