MGS inicia SIPAT 2023
A importância da utilização dos EPI? foi o tema de abertura do evento
Publicado em 02/10/2023 12:01 - Atualizado em 02/10/2023 12:17
Começou nesta segunda-feira, 02/10, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) da MGS. Com o tema ‘A importância da utilização dos EPI’s- maneira correta de utilizar e conservar, o encontro realizado na sede da empresa contou com a presença dos diretores de Gente e Gestão, Lucianna Feres e de Operações, Michel França, além de dezenas de colaboradores. A primeira palestra foi ministrada pela consultora técnica da Bunzil- Casa do EPI, Glauciane Miguel Gomes.
De acordo com o diretor de Operações da MGS, Michel França, a expectativa é que todos os presentes se tornem multiplicadores dos conteúdos expostos e que as reflexões feitas durante esta semana tragam resultados práticos. “Em 2019 colocamos a segurança como valor número um da empresa e discutimos este tema de maneira exaustiva nas reuniões de diretoria. Já presenciamos as consequências dessa prevenção na ponta e isso demonstra o grande esforço de todo o time de supervisores, técnicos, encarregados e demais colaboradores”, destaca.
Segundo o diretor, desde 2020, o número de acidentes de trabalho na MGS começou a cair e não subiu mais. “Vivemos uma decrescente e este ano estamos apresentando o menor número de acidentes dos últimos cinco, seis, anos! Esta é a prova que nosso valor número um não é visto somente como uma fala clichê”, garante.
Engajamento e disseminação
O gerente de Medicina e Segurança do Trabalho da MGS, Vladimir de Oliveira Santos, explica que a expectativa da em
presa com as palestras da semana é gerar engajamento nos empregados e senso de responsabilidade com o compromisso de disseminar as informações absorvidas.
“A melhor maneira de fortalecer nossa cultura de segurança é contar com o apoio de vocês na partilha dos assuntos discutidos durante toda SIPAT. Nos próximos dias serão abordados temas como saúde mental, a importância da participação da liderança no trabalho em altura e assédio e violência contra a mulher”, afirma.
Momento de conscientização
Para o presidente da CIPA da MGS, Gabriel Henrique Silva, por meio das palestras deve-se criar uma conscientização sobre a importância da integridade física e saúde emocional de todos os colaboradores. “Muitos de nós pensamos que a SIPAT é somente uma série de palestras, mas as abordagens realizadas são essenciais para a promoção da saúde e longevidade. Com a CIPA visamos garantir que o trabalho de todos seja feito de forma correta e segura, pois todos queremos ir embora depois de um dia de trabalho da mesma forma que chegamos na empresa. A Segurança deve ser um valor inegociável”, assegura.
Segundo a engenheira de Segurança do Trabalho, Tábata Mayara Gomes Barbosa, como não vai ser possível a participação de todos os colaboradores da empresa na SIPAT, a orientação é de trabalhar os temas da semana nos Diálogo Diário de Segurança (DDS’s). “A forma que pensamos para fazer os temas chegarem até a ponta é por meio do DDS. Portanto, no mês de outubro, estes serão os assuntos para reflexão”, explica.
Para o oficial de manutenção da MGS, João Braga Neto, que já sofreu acidente de trabalho, o tema da abertura da SIPAT foi excelente. “Achei muito interessante. Eu já sofri acidente, com queda de andaime, então é preciso dizer sempre que todo o cuidado é pouco. E todos os demais assuntos que serão abordados esta semana são bacanas”, afirma.
Equipamentos de Proteção Individual
A palestrante Glauciane Gomes, destaca que nunca é demais falar de maneira constante sobre os equipamentos de proteção individual. “No Brasil, o custo com acidentes de trabalho chega a 70 bilhões ao ano. Por isso, a conscientização deve ser perene. Os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais geram problemas de saúde, incapacidade para o trabalho, afastamentos, lesões, ferimentos e dificuldades familiares”, expõe.
A Norma Regulamentadora (NR) que estabelece os requisitos para aprovação, comercialização, fornecimento e utilização de Equipamentos de Proteção Individual – EPI é a NR6. Os principais equipamentos utilizados são os capacetes, óculos, protetores auditivos e respiradores.
Próximos temas
Nesta terça-feira (03/10) o tema da SIPAT será as Doenças Sexualmente Transmissíveis. Já na quarta-feira (04/10) e quinta-feira (05/10) os assuntos serão saúde mental e a importância da participação da liderança no trabalho em altura, respectivamente. No último dia (06/10) a abordagem será o assédio e a violência contra a mulher.
por Nathalia Bittencourt