MGS conecta sustentabilidade e solidariedade no descarte de materiais
Processo de descarte seguro, transforma resíduos de papéis e papelão em oportunidade para instituições sociais da capital.
Publicado em 05/09/2025 08:55 - Atualizado em 05/09/2025 10:00
A Coordenadoria de Gestão de Documentos (COGED) da MGS é responsável pelo armazenamento de mais de 237 mil caixas com registros, incluindo documentos de relevância histórica para o Estado de Minas Gerais. Diante desse grande volume, a unidade também realiza um processo eficiente de descarte e doação de papéis e papelão, garantindo a sustentabilidade e apoiando instituições que transformam os recicláveis em recursos para seus programas sociais.
Conforme destaca a auxiliar administrativa da COGEC, Ivanilde Carvalho, “Os papéis destinados para descarte são relatórios e informações que não possuem caráter confidencial e não contêm dados pessoais nem assinaturas. “Antes de deixarem a unidade, passam por um processo de picote, o que garante a total desconfiguração do conteúdo original. Já os papelões, geralmente caixas utilizadas no armazenamento de documentos, são destinados à doação quando apresentam desgaste e não podem mais ser reutilizados.”, afirma.
Ela ainda salienta que todo o processo é transparente e não gera receita ou lucro para a MGS. Além disso, todo o material é destinado a instituições e associações previamente cadastradas, como entidades filantrópicas, casas de apoio e projetos de recuperação”. “O cadastro é aberto e pode ser feito mediante solicitação ou indicação, sem qualquer tipo de privilégio. “diz
Coleta do material na COGED
As instituições cadastradas são responsáveis pela retirada dos recicláveis, que ocorre mediante agendamento. Para garantir igualdade, a COGED promove um sistema de revezamento, permitindo que todas as organizações tenham a oportunidade de recolher o material. No ato da retirada, a instituição deve emitir um recibo com informações detalhadas sobre a doação (peso, tipo de material e data do recolhimento). O documento é arquivado pela COGED como forma de controle e transparência.Assim, além de preservar a integridade da documentação e atender às normas de gestão documental, a MGS reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e com o apoio social, garantindo que o descarte responsável se transforme em oportunidade para aqueles que mais precisa.
Sobre a COGED
A Coordenadoria de Gestão de Documentos (COGED) atende atualmente mais de 47 clientes e administra mais de 200 mil caixas de documentos de órgãos do Governo de Minas Gerais. Esse serviço, oferecido pela MGS, conta com infraestrutura de qualidade e tecnologia, garantindo eficiência no tratamento das informações.
Acompanhe tudo o que acontece na MGS. Siga nossos perfis nas redes sociais!
Instagram @mgsadm_oficial
Facebook @MGSpaginaoficial
LinkedIn mgsoficial
YouTube @mgsadm_oficial
por ASCOM