Mais de 150 colaboradores da MGS participam de treinamento de segurança do trabalho
Treinamento é direcionado aos trabalhadores que atuam em todas as unidades de restaurantes populares de Belo Horizonte
Publicado em 28/08/2019 15:16 - Atualizado em 29/08/2019 08:35
Dando prosseguimento às ações norteadas pelo primeiro valor da MGS, que é a Segurança, a empresa promoveu a segunda etapa do treinamento direcionado aos colaboradores que atuam em todos os restaurantes populares da capital. São mais de cento e cinquenta participantes, entre auxiliares de cozinha, cozinheiros, chefes de cozinha e responsáveis pela manutenção. Um desses treinamentos ocorreu ontem (28), no Restaurante Popular II - Josué de Castro, no período da tarde.
Na ocasião, os trabalhadores vivenciaram na prática o treinamentos teórico recebido anteriormente, de acordo com a Norma Regulamentadora Número 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos - do Ministério do Trabalho (NR12). A regra também se aplica aos requisitos de segurança específicos para armazenamento de cada tipo de material.
A técnica de segurança do trabalho da MGS, Fernanda Kelly Miranda, diz que por meio desse treinamento busca-se a capacitação constante dos colaboradores. “São abordadas as referências técnicas e as medidas de proteção para garantir a saúde e integridade física do empregado. O foco é a prevenção do acidente de trabalho durante a utilização de máquinas e equipamentos, adaptada para atender à utilização nas cozinhas dos restaurantes populares, proporcionando um ambiente adequado e seguro para todos”, enfatiza.
José Carlos de Souza é o chefe de cozinha no Popular II - Josué de Castro. Tem quatorze anos casa, sendo que há três anos trabalha por meio da MGS. Para ele o treinamento é fundamental porque informa e capacita o trabalhador sobre cuidados operacionais importantes. “Quanto mais informações tivermos acesso, melhor será o nosso desempenho, pois utilizamos constantemente o forno, fritadeiras e esses tipos de atualizações são primordiais”, assegura o chefe de cozinha.
O engenheiro de segurança do trabalho, André Luiz, que ministrou o curso, informa que a NR12 abrange máquinas e equipamentos em geral. “Tivemos a necessidade de montar um treinamento específico para os restaurantes populares porque possuem máquinas e equipamentos com peculiaridades que são abordadas na referida norma. Os temas foram desenvolvidos além do que diz a norma, como quedas, proteção adequada das máquinas, parada de emergência, incêndio, explosões, queimaduras e operação das máquinas de forma segura”, completa o engenheiro.
Jerônimo Santos, recém chegado à MGS, está satisfeito em participar de um treinamento que prima por sua segurança. “Estou amando integrar a equipe da cozinha do restaurante, pois é algo que faço desde os meus 16 anos. Fiquei surpreso sobre o botão de emergência que a NR12 enfatiza, com o aval técnico, melhor forma de disposição na operação da máquina. É um exemplo de detalhe que veio agregar ainda mais o meu desenvolvimento laboral”, afirma. “Quando caímos na rotina, imaginamos que somos “experts” no assunto e não tem mais nada para aprendermos, mas a verdade é que o treinamento rotineiro sempre nos agrega algo que vamos levar no dia a dia para garantir a nossa segurança”, completa o trabalhador.
O treinamento nas unidades continua ao longo do mês de setembro para todos os empregados da MGS que trabalham nos restaurantes populares Herbert de Souza (da rodoviária), Dom Mauro Bastos (do Barreiro) e Maria Regina Nabuco (de Venda Nova).
por Flávia Moraes