Essenciais para garantir a segurança
Neste Dia do Técnico de Segurança do Trabalho, destacamos a atuação de três profissionais que prezam pela proteção dos colaboradores da MGS
Publicado em 25/11/2021 10:15 - Atualizado em 26/11/2021 20:32
Supervisionar as atividades ligadas à segurança do trabalho, visando assegurar condições que eliminem ou reduzam ao mínimo os riscos de ocorrência de acidentes: esta é uma das principais atividades dos Técnicos de Segurança do Trabalho, profissionais que têm o dia 27 de novembro reservado em sua homenagem. Para saudar e reconhecer o trabalho realizado por estes colaboradores que compõem um dos setores mais essenciais da MGS, destacamos a atuação de três profissionais, as técnicas em segurança do trabalho, Estela de Faria Silva, Waldinea das Dores Pereira Nani e Joyce Ágata de Souza. Juntas com os demais empregados da Coordenadoria de Supervisão e Segurança do Trabalho (COSET), essas colaboradoras desenvolvem suas atividades em prol da vida dos companheiros de trabalho, promovendo a adoção de meios e recursos capazes de desenvolver a prevenção de acidentes ou doenças ocupacionais.
Cuidado com o que mais importa: vidas
Colocar a segurança em primeiro lugar significa muitas vezes salvar vidas e evitar desastres. Neste contexto, o técnico em segurança do trabalho é a voz da razão para que colaboradores não sejam expostos a riscos desnecessários e propiciem um ambiente de trabalho perigoso. No entanto, por mais que este cargo pareça estar ligado somente a regras e normas formais, esta função envolve o compromisso com a vida de centenas de colaboradores e a cultura da prevenção é a chave para a execução do seu trabalho.

A colaboradora que também se formou em direito e pretende se especializar na área trabalhista acredita que ambas as categorias tem muito em comum no que diz respeito à legislação, mas no caso da segurança, o desenvolvimento do senso crítico e a percepção de risco são mandatórios. “Tudo que fazemos é baseado na legislação, mas o autocuidado e o cuidado com o próximo são também atitudes essenciais para evitar o adoecimento e o afastamento do empregado. Com isso auxiliamos no aumento da produção e no mais importante, na preservação de vidas. Por isso gosto tanto do que faço”, explica.De acordo com Estela de Faria Silva, o curso técnico em segurança do trabalho faz parte das ciências humanas e envolve mudança de comportamento. “Sempre me identifiquei com cursos voltados para a área de humanas e o técnico em segurança do trabalho é multidisciplinar. Envolve medicina, chão de fábrica, enfim, cuidado com o ser humano. Há 11 anos trabalho na MGS neste setor e é visível a crescente preocupação da empresa na prevenção dos acidentes e promoção da saúde do empregado”, assegura.
Para Estela, seu trabalho não seria tão efetivo sem o engajamento do empregado e para que isso aconteça é preciso que o técnico crie um vínculo com o colaborador. “Este contato é muito importante, por isso sempre estamos acompanhando o dia a dia dos trabalhadores a fim de levar conhecimento a eles. Quando conseguimos efetivamente evitar acidentes por meio de nossos treinamentos e orientações ganhamos o dia. É a sensação de dever cumprido e o melhor presente que um técnico de segurança pode receber”, garante.
Trabalhar pelo bem do próximo
Para informar os riscos aos empregados e orientá-los quanto às medidas para eliminá-los, os técnicos em segurança do trabalho precisam analisar os processos de trabalho e identificar os fatores de riscos de acidentes e doenças do trabalho. Também cabe ao técnico executar medidas de segurança e programas de prevenção com a participação dos trabalhadores, avaliar os resultados destas ações e promover a capacitação do trabalhador.
Segundo Waldinea das Dores Pereira Nani, seu trabalho na MGS consiste tanto na parte da prevenção com os treinamentos, quanto com as visitas presenciais. “Observamos a adoção dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), orientamos em relação aos cuidados que cada cargo demanda e fazemos visitas para entendermos a dinâmica de cada setor. Nossos empregados estão pulverizados e isso é desafiador, pois cada função possui uma característica específica”, afirma.
A técnica que trabalha na MGS há mais de 10 anos assegura que escolheu o curso técnico de segurança do trabalho por identificação com sua personalidade. “Geralmente quem faz esse curso tem uma tendência a ter mais empatia e se preocupar com o bem próximo, me identifico com estas características”, conta.
A profissional acredita que para acontecer a segurança no trabalho a participação do técnico é fundamental. “Fazemos uma atividade de perseverança, pois dependemos da adesão dos envolvidos. Acredito que sem a presença do técnico é difícil garantir uma conscientização. Nós temos um papel de consultor e fiscalizamos no sentido de realizar auditorias e não com o objetivo principal de advertir com medidas disciplinares. Nossa principal intenção é propor soluções para promover a segurança”, garante.
Objetivo: eliminar os acidentes
A partir da priorização da segurança como valor número 1 na MGS, a técnica Joyce Ágata de Souza, acredita que a empresa evoluiu muito para alcançar o objetivo de zero acidentes. “Estou na MGS há 2 anos e com a pandemia pude perceber o poder de reinvenção da empresa. Muita coisa está mudando, a cultura da prevenção está fortalecida e com o surgimento do MGS Educa os empregados estão se atualizando de maneira mais rápida. Foi uma ótima solução para preparar com ainda mais rapidez nossos colaboradores e já observamos resultados como a redução do número de acidentes”, afirma.
A técnica em segurança do trabalho assegura que o que a deixa mais feliz em sua profissão é receber retornos positivos dos empregados. “Ver seu trabalho reconhecido, quando o funcionário relata que está se sentindo assistido e ouvido é uma das coisas mais recompensadoras. Aqui na MGS não realizamos somente o que a legislação manda. A visão é mais ampla e prevencionista e a atuação do técnico em segurança do trabalho é essencial. Consigo perceber o peso da importância da minha atuação. É muito satisfatório”.
A MGS parabeniza a todos os Técnicos em Segurança do Trabalho pelo seu dia e agradece aos profissionais da área que se dedicam com tanto vigor para garantir a segurança dos nossos mais de 24 mil empregados.
por Nathalia Bittencourt