É dada largada no Programa Educação para o Futuro MGS/ SESI MINAS
Participantes conheceram o espaço da Escola SESI Calafate "Mariza Araújo" COMAR, bem como as vantagens, papéis e responsabilidades na volta às aulas
Publicado em 04/10/2024 11:09
Ter a oportunidade de voltar à sala de aula para retomar os estudos de forma gratuita é uma chance de ouro para quem entende que a educação é a chave para abrir novas portas e conquistar melhores oportunidades na vida pessoal e profissional. Na noite da última quarta-feira (02/10), dezenas de profissionais da MGS deram os primeiros passos rumo a este objetivo durante o primeiro encontro presencial dos alunos ingressos no Programa Educação para o Futuro MGS/ SESI MINAS. Os participantes conheceram o espaço da Escola SESI Calafate "Mariza Araújo" COMAR, bem como as vantagens, papéis e responsabilidades durante sua trajetória estudantil.
O objetivo do Programa Educação para o Futuro MGS/ SESI MINAS é oferecer aos empregados da MGS que não concluíram o ensino fundamental ou ensino médio a finalizarem estas etapas a fim de melhorarem sua empregabilidade. De acordo com a diretora de Gente e Gestão da MGS, Lucianna Feres, criar estas turmas viabiliza o crescimento profissional dentro da MGS oportunizando aos colaboradores a participação em processos seletivos que ofereçam cargos mais técnicos.
“Isso faz a diferença para a empresa e promover essa oportunidade para nossos colaboradores é muito gratificante. Sabemos que é desafiador achar um horário para os estudos dentre as responsabilidades de trabalhar, administrar a casa e a família. Mas quando concluir essa etapa, o empregado vai entender que está melhor preparado para novos desafios e orgulhoso por ter conquistado essa vitória. Estamos muito felizes e gratos e em meu nome e do nosso diretor-presidente, Marcelo Isoni, agradecemos imensamente o SESI e a empresa TRENGY”, declara.
Novos desafios e aspirações
Para a servente de limpeza, alocada na SMASAC - Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alime
ntar e Cidadania, Keyla Cristina Melo Cordeiro, possuir o diploma do ensino médio abre muitas portas. “Eu havia concluído o ensino fundamental pelo EJA e quando recebi a mensagem da MGS convidando para retomar os estudos pelo SESI me animei. O ensino médio é uma etapa importante da vida, que antes eu não valorizava. Mas agora percebo que tudo que vou fazer em uma empresa pede no mínimo ensino médio. E pretendo continuar na própria MGS, mas estou em busca de uma vaga melhor. Tenho 46 anos e percebo que é meu momento de evoluir. Vou agarrar essa oportunidade”, garante.
A gerente de Treinamento e Desenvolvimento da MGS, Karina Bonamichi, reforçou sua alegria e esperança pela prosperidade do projeto de educação idealizado pela MGS. “Estou muito orgulhosa em ver essa sala cheia e muito feliz. Nos dá uma esperança enorme de que isso vai dar certo. Estou segura porque as parcerias que foram feitas para que isso acontecesse são fenomenais”, afirma.
Escolha que não tem erro
Segundo o coordenador de Desenvolvimento de Pessoas da MGS, William Fiorini, escolher a educação como caminho é uma escolha de vida que não tem erro. “Só tem chances de dar certo, a educação leva a gente para lugares onde jamais imaginamos estar. Fico muito feliz por vocês terem feito essa escolha que tenho certeza que trará benefícios futuros inimagináveis. Aproveitem cada momento, os ótimos professores do SESI e sucesso para vocês”.
A diretora do SESI, Danielle Santos Barbosa, possui mais de 10 anos de experiência na liderança de escolas e destacou o prazer em ver uma sala de aula cheia. “É um orgulho e honra receber vocês aqui. Passa muito rápido, o dia da formatura chega em um piscar de olhos e garanto que nossa equipe não vai deixar vocês desanimarem. Não desistam dessa decisão. Parabéns pela escolha. Acreditamos em vocês. Vai valer a pena!”, assegura.
Parceria com a indústria
Para possibilitar o acesso dos colaboradores da MGS no Programa Educação para o Futuro, a empresa buscou um padrinho da indústria, a empresa TRENGY. Um dos diretores da companhia, Alfeu Campos, afirmou que os colaboradores da MGS participantes do projeto são um exemplo. “Vocês são exemplos para suas famílias, amigos e colegas de trabalho, pois poderiam ter escolhido passar este tempo com qualquer outra coisa, mas escolheram a educação. Vocês tem um propósito e torcemos para que todos aqui cheguem até o fim”, afirma.
O também diretor e sócio da TRENGY, Daniel Peixoto, lembrou da própria trajetória ao discursar para os alunos. “Olhando para vocês lembro de mim mesmo que vim de uma família humilde e com pouca perspectiva na vida, mas sonhava grande. A vida se mostrou difícil e trouxe as impossibilidades, mas para cada impossibilidade, no meu caso, só tinha o caminho do enfrentamento e foi o que segui. Garanto a vocês que estão fazendo a escolha certa e destaco que nessa caminhada só tem uma pessoa que pode decidir a mudar, que é você mesmo”, aconselha.
Diploma registrado no MEC
O programa é composto por 80% de aulas online e 20% de aulas presenciais, sendo quatro aulas online e uma aula presencial por semana. A carga horária total é de 1 ano e 8 meses, com aulas programadas de segunda a sexta-feira, de 18h45 às 22h15. As aulas irão ocorrer fora do horário de trabalho.
Ao final do curso, os participantes receberão o diploma registrado no MEC (Ministério da Educação e Cultura) com valor legal em todo território brasileiro.
por Nathalia Bittencourt