Comprometimento com entregas de excelência
Linha de frente da MGS no DER, Káthia é o Orgulho da empresa de fevereiro
Publicado em 06/02/2023 14:05
As lágrimas caíram quando Káthia de Cássia Ambrósio de Guimarães falou sobre ter sido indicada para o quadro Orgulho da MGS. O reconhecimento veio após 35 anos de dedicação no Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG). É uma longa história, e desses 35 anos, 27 são parte da história sendo MGS! Autointitulada como linha de frente no órgão, Káthia é Coordenadora Geral da MGS no DER. Ela ama o que faz, adora desafios e é uma grande representante da empresa, um verdadeiro exemplo de comprometimento.
Evolução pela dedicação
Em 1986 a trajetória de Káthia no DER começou como recepcionista. Quando surgiu a oportunidade do concurso da MGS, a profissional enxergou uma chance de evoluir profissionalmente. “Fiz o concurso de 2003 e passei. Inicialmente assumi o cargo de auxiliar de serviço especializado e posteriormente me tornei Coordenadora Geral da MGS, cargo denominado pelo cliente. Sempre procurei me desenvolver, estudar a fim de melhorar minha vida profissional e dar o melhor para a empresa”, explica.
Káthia é formada em Engenharia Civil, Engenharia de Segurança do Trabalho, Matemática e Física. Além disso, a estudiosa colaboradora possui diversas pós-graduações, como em Ciência e Finanças e Relações Humanas. “Quando migrei para fazer parte do time MGS estava grávida, mas não deixei que nada limitasse minha dedicação acadêmica. Hoje sou responsável por toda demanda operacional da empresa no DER. Estão sob os meus cuidados os trabalhadores da MGS da sede do departamento e também do interior. Mais de 300 pessoas, dentre artífices, eletricistas, administrativos, porteiros, serventes, encarregados e teledigifonista”, afirma.
Equipe bem cuidada e preparada
Orientar a equipe para a melhoria da prestação dos serviços e acolher os colaboradores para sanar pendências é tarefa diária de Káthia no DER. Segundo a coordenadora, a preocupação com os treinamentos dos empregados e o alinhamento com a demanda do cliente é primordial em sua atuação. “Os empregados da MGS precisam estar preparados e treinados para realizar suas funções adequadamente. Sou o elo da MGS com o DER e nossos colaboradores o cartão postal da empresa. Me preocupo em sermos vistos como serviço de excelência e em elevar o nome da MGS diante do mercado. Nós somos uma empresa VIP”, garante.

De acordo com Káthia é preciso valorizar o que a MGS tem de melhor e o DER confia no trabalho da empresa. “Lidar com pessoas o tempo inteiro é ser também um pouco psicóloga. Mostro aos nossos empregados o quanto são capacitados, inteligentes e de suporte primordial para o cliente. Todos podem chegar onde querem chegar, basta fazer com dedicação. Às vezes é preciso fazer de um limão uma limonada e diante do respeito e confiança que o DER deposita em nós, damos o nosso melhor. A MGS me dá liberdade de atuação e o DER me passa segurança para trabalhar. Amo o que faço e me esforço para concluir as melhores entregas possíveis”, destaca.
Exemplo a ser seguido
A proatividade, experiência e competência de Káthia são exemplos a serem seguidos. Entretanto, para além destas características positivas, a trajetória da profissional é exemplar pelo amor com que ela se dedica ao trabalho. “Sou de uma família muito pobre e conseguir chegar onde cheguei me dá muito orgulho. Não tenho vaidade de ser considerada a melhor profissional, mas busco sim o melhor para a empresa. Quero que ela e todos os empregados cresçam. Problemas sempre vamos ter, mas vencemos os desafios, enfrentamos as divergências e pronto”, assegura.
Para Káthia, poder expressar seu sentimento em relação ao seu trabalho e à MGS é uma honra. “Participar do Orgulho para mim foi show! Pela MGS no DER tenho liberdade e equilíbrio para trabalhar. Já tive oportunidade de voltar a ser funcionária do DER, mas amo tanto a MGS que não aceitei. Na MGS tive oportunidades incríveis, amo fazer parte da companhia. Gostaria que as pessoas entendessem a MGS como eu entendo. Quando sair vou sentir muita falta, a empresa fez muito por mim”, conta emocionada.
Elo da MGS com a ponta
Para o diretor de Operações e Serviços da MGS, Michel França, uma das preocupações da MGS é levar o pertencimento ao empregado na ponta e o papel do supervisor é essencial para a eficácia desta ação. “É um exercício diário resgatar essa cultura e isso só é possível com uma atuação firme da supervisão, que é o elo de ligação entre a empresa e o colaborador”, explica.
De acordo com Michel, a liderança Káthia é um exemplo de resolutividade e conexão com os empregados. “A Kathia é muito engajada, gosta da empresa e reflete seu amor em seu trabalho. O DER é uma das operações da MGS com menos rotatividade de empregado e com um baixíssimo índice de reclamações. Tenho certeza que grande parte deste resultado se dá pela gestão da Kathia. É uma pessoa com uma energia alta, comprometida e muito parceira da empresa”, garante.
por Nathalia Bittencourt